quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Voltando a falar sobre Gravidez ... A triste experiência do aborto.

Prometi anteriormente, que logo que conseguisse falar a respeito da experiência do aborto faria questão de relatar aqui para que as pessoas possam saber quais são os principais sintomas e quando devem ir ao médico verificar o que está de fato acontecendo...

Não quero retratar com tristeza, mas tecnicamente falando.

Meus sintomas de gravidez estavam bem normais até que em uma quinta-feira pela manhã , no trabalho, fui ao banheior urinar e percebi no papel higiênico um fio de sangue, um pequeno filete. Fiquei muito nervosa, procurei me acalmar e fui ao médico. Procurei o pronto Socorro da cidade e lá fui atendida por um estagiário que fazia os exames em mim e ia falar com o médico responsável. Eu não tinha sintoma nenhum , apenas cólicas leves que me disseram ser normal. O médico me disse que tudo estava bem, que não havia com o que me preocupar pois o meu útero estava fechado, porém, pediu que se eu pudesse procurar um lugar para fazer um ultrassom seria melhor. Na falta de dinheiro encontrei um lugar que o valor do ultra era R$80,00, no mesmo dia fui ao local, aguardei 3 horas e meia pra ser atendida, o médico fez o exame, percebi que o aparelho parecia ruim pois a imagem não era nítida mas segundo o médico tudo estava bem com o meu bebê e eu deveria voltar na semana seguinte para um novo exame afim de escutar o coraçãozinho. A semana passou e na quinta-feira como agendado, voltei ao médico que fez o exame e disse que o feto tinha dobrado de tamanho de 2mm para 4mm porém não foi possível ouvir os batimentos cardiacos, mas ele disse que o bb estava bem... porém coração de mãe não se engana, ja dizia minha avó... eu sentia que havia algo errado com ele... como relatei no meu blog, ja na primeira vez que tive o sangramento, foi na quinta, relatei na sexta que fui a igreja e chorei muitoooo com receio de perder meu bebê... e era realmente verdade, eu havia perdido naquela quinta... vamos continuar sem tristezas como prometi... naquela tarde , depois do ultra que não ouvi os batimentos cardiacos chorei muito, eu percebia que os sintomas ja não estavam mais presentes naquela semana, e meus seios quase não doiam mais, já não sentia o tradicional enjoo ao acordar e não levantava mais de madrugada para a o xixi noturno... senti colicas diferentes que repuxavam a virilha do lado direito, perguntei a um médico amigo (particular), ele me disse que é um clássico sintoma de início de aborto...comecei a ligar os fatos, conversei com meu esposo, e tiramos dinheiro de onde não tinhamos, deixamos de pagar contas para ir a um médico particular. Fui na maternidade Sta. Luiza, referência em Balneário Camboriú, lá estava minha médica de quando eu tinha plano de saúde. Conversei com ela, expliquei a situação e ela me acalmou e foi me examinar, ao fazer um exame de toque ela percebeu um corrimento marrom mais pra escuro que vinha em grande quantidade na mão dela, ela disse que se tratava de "Sangue Velho" , ou seja, eu tinha sofrido um sangramento , porém ele não se exteriorizou, perguntei se poderia ser um aborto, ela respondeu-me que na melhor das hipoteses um descolamento de placenta. Ela convidou uma médica amiga dela para iniciarem um ultrassom e descobrir a verdade , afinal o ultrassom que apresentei , aquele que havia feito nas duas semanas anteriores , segundo elas, não dizia nada e era impossível identificar o feto. Entrei na sala , ela começou a examinar, e identificou o aborto... não vou falar das tristezas deste momento, apenas que ele identificou o saco gestacional sim com 4 mm porém o feto estava ainda com 2mm, ela me disse que ele havia morrido a exatamente uma semana, ou seja, o dia do sangramento em que tudo começou.

Pontos importantes:

SE PUDER CONSULTE UM MÉDICO PARTICULAR;

AO TER QUALQUER SANGRAMENTO FIQUE CALMA E PROCURE O SEU MÉDICO (SEJA PARTICULAR OU DE UM POSTO DE SAÚDE); o ideal é ter alguém que faça essa procura pra vc, assim vc fica descansando enquanto alguém se preocupa.

CORRIMENTO MARROM É NORMAL ATÉ CERTO PONTO, SE TIVER ACOMPANHADO DE OUTROS "NÃO" SINTOMAS... PROCURE SEU MÉDICO, PODE SER SANGUE ANTIGO.

CÓLICAS COM CÃIBRAS NA VIRILHA : PROCURE UM MÉDICO

CASO DEIXE DE SENTIR OS SINTOMAS DA GRAVIDEZ E CASO SEU CORAÇÃO TE DIGA QUE HÁ ALGO ERRADO, PROCURE UM MÉDICO. CUIDADO NUNCA É DEMAIS.

NÃO FAÇA NENHUM TIPO DE ESFORÇO FÍSICO NOS TRÊS PRIMEIROS MESES (ANDAR DE MOTO, BICICLETA, EMPURRAR MÓVEIS, ETC.) VALE A PENA PELO FILHOTE ESPERAR PASSAR ESSA FASE DELICADA.

A RIGOR SÃO ESSAS AS DICAS QUE POSSO DAR , FORAM AS SIUTAÇÕES QUE VIVI. EXISTEM OUTROS SINTOMAS COMO SANGRAMENTO, COLICAS FORTES, ETC, PORÉM O ABORTO QUE SOFRI FOI RETIDO, POR ISSO O FATO DE O MÉDICO DIZER QUE EU NÃO DEVERIA ME PREOCUPAR POIS MEU UTERO ESTAVA BEM FECHADO. POR ESSE MOTIVO TAMBÉM FOI INDICADO UMA CURETAGEM QUE EM OUTRO MOMENTO CONTO COMO FOI.

Forte abraço a todas...

Beijo no coração... e viva nossas crianças.

3 comentários:

  1. Oi Alê...
    Achei muito bom vc dividir esse momento com as pessoas que acessam o seu blog, pois assim serve de conselho para muitas mulheres e aprendizagem para muitas de nós.
    Como vc mesma constatou não se pode contar com o sistema publico de saúde neste país e nem com exames de valores menores, porque vc pagou R$ 80,00 por um exame mal feito que poderia ter detectado algo de errado bem antes.
    Eu tb passei por colicas e sangramento no inicio da minha gravidez que foi acompanhada pelo dr. Paulo, mas como já te falei várias vezes o meu problema era útero retroverso então teve uma leve dificuldade do (ovo) se fixar no útero.
    Cada mulher tem sintomas diferentes, mas sempre devemos ouvir nosso coração mesmo e ser acompanhada de médicos de confiança.

    bjus com carinho amiga....

    ResponderExcluir
  2. Nossa ale, não tem como não se emocionar com sua história.
    Te admiro muito de dividir isso conosco, contando os detalhes, pois isso pode ajudar outras mães que ficam com dúvidas e buscam orientações.
    Como vcs sabem, eu tb passei por um sangramento semelhante, mais escuro, que meu médico disse a mesma coisa, que a sua disse, tratava de sangue "velho" que fica na parede do útero e normal durante os 3 primeiros meses acontecer. Mas claro, a gente que toma o susto e não sabia, se desespera. Somente me tranquilizei qdo fiz o ultrasom, escutei o coração e o médico disse estar tudo bem. Mesmo assim, como tu mesmo disse e vale resaltar, todo cuidado é pouco! Precaução nunca é demais se tratando de um bb.
    Parabéns pelo relato e pela volta por cima! Vc serve de exemplo para mtas mulheres.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. EU estou nos piores dias de minha vida, estou com aborto retido nao aguento m+ esse sofrimento de ter perdido a primeira gravidez e ainda esperar 1 semana para fazer esssa curetagem nao sei como sera estou muito nervosa choro todos os dias nao tenho forças para fazer nada so chorar tudo começou no dia03/01/2011 e essa vai ser a 3ª ultra. O meu medico pedi para esperar essa semana para ver se acontece espontaneo se ate terça dia 18/01/1´. É MUITA TRISTEZA gotaria de saber de su esperiencia nesse momento tao dificil.Deus abençoe a todas nos. 12 de janeiro 2011 12:26.

    ResponderExcluir

Comenta aí...