segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Relato do parto...

Bom... finalizando as 40 semanas , no sábado fui ao hospital conforme agendado pela Dra. Mylene para um exame e internação , chegamos às 8:00 da manhã eu e meu esposo, dormi durante toda a noite como um anjo, não fiquei ansiosa, até me estranhei pela paz que sentia. Acordamos bem cedinho , tomei um café , meu marido estava muito ansioso , eufórico... ao chegar na maternidade fui recebida pela Dra. Mylene que me examinou, percebeu que o útero estava ainda alto, pediu o cardiotoco e identificou que o Heitor já estava cansadinho porém não havia vaga para internação naquele momento, ela pediu que retornássemos na parte da tarde , após às 14:00h para verificar como seria a via de parto ideal , retornamos e ao chegar na maternidade demorou muito para sermos atendido devido ainda a falta de vagas na maternidade... Enfim , após sermos atendidos a Dra. Mylene definiu que a via de parto seria indução (normal) com comprimido via vaginal . Após todas as orientações da médica e da correria para conseguir a internação devido a falta de vagas às 13:30h de domingo dia 30.01.2011 fui chamada para iniciarmos o procedimento de indução, o útero permanecia posterior, colo grosso mas devido ao cansaço do bebê a Dra. Considerou necessário iniciarmos a indução. Me despedi do meu esposo que estava me acompanhando , entrei na sala para os preparativos... a moça que iniciou o atendimento fez o questionamento das principais informações para internação e iniciou os procedimentos... Fui direcionada para um quarto onde fiquei sozinha, lá uma outra enfermeira de nome Roberta pediu que eu me deitasse e logo ela retornaria, quando retornou trouxe com ela alguns comprimidos que foram inseridos para iniciar o trabalho de parto... Eram aproximadamente 13:45h. Senti após duas horas algumas cólicas mas nada que evidenciasse que o momento havia chegado, foi quando a enfermeira retornou para inserir mais novos comprimidos , no momento da inserção ela percebeu que os que foram colocados inicialmente permaneciam lá sem qualquer diluição, estavam inteiros... imediatamente ela comunicou a Dra. M que disse que deveríamos continuar o procedimento mas não deixou de expressar sua admiração pela espessura do colo e o fato da não absorção do medicamento. Por volta das 18:00h comecei a sentir dores mais fortes, contrações mais evidentes, mas tudo pra mim ainda era muito estranho, não tinha certeza se aquilo que eu estava sentindo estava correto... eram leves cólicas que me levavam a fazer força... de instante em instante eu ia no banheiro achando que fosse algum resquício da lavagem que foi administrada, pensava ser alguma dorzinha de barriga, mas não era nada... voltava pra cama e me deitava... a ansiedade não me permitiu dormir o que no final me fez muita falta pois estar descansada pra quando o trabalho efetivo e iminente tem início é imprescindível... às 22:00 eu já não suportava mais tão bem, as dores estavam mais evidentes... cólicas fortes , agora como que menstruais ... Larissa uma outra enfermeira veio me examinar e disse que eu estava com apenas 1 dedo de dilatação, me assustei, afinal a Dra. M havia dito que caso não conseguisse a dilatação necessária teria de ser parto cesáreo o que eu não queria... O plantão da Dra. M terminou às 20:00h, ela veio se despedir de mim e me apresentou a nova plantonista, Dra. Flavia , me disse que eu estava em ótimas mãos e que não me preocupasse pois tudo daria certo... às 22:00 seria o horário de administrar novas capsulas, porém devido a dor a Larissa resolveu confirmar com a Dra. F se realmente administrariam, graças a Deus ela disse que não, resolveu esperar um pouco devido as cólicas e contrações estarem aumentando significativamente. “Meu esposo conseguiu deixar o celular comigo e nos comunicávamos de tempos em tempos...” minha mãe me enviou uma mensagem por volta das 22:50h perguntando como eu estava, às 23:00h resolvi ligar pra ela para tranqüilizá-la e quando estava conversando com ela senti um líquido quente escorrendo pelas pernas... falei pra ela : mãe acho que a bolsa estourou!!! Ela ficou ansiosa e eu disse que iria desligar pra confirmar e caso fosse daria a notícia a ela , levantei e procurei uma enfermeira, estava com um forrinho de pano entre as pernas e ficou nele uma pasta marrom bem clara... questionei à ela se era a bolsa, a mesma disse que não, que tratava-se apenas do tampão mucoso que havia saído, mas junto com ele tinha água , informei à ela e mesmo assim ela insistiu em dizer que não era a bolsa... voltei a deitar, mas a ansiedade estava me tomando, sentia que a hora do iminente trabalho de parto havia chegado... não sairia dali sem meu filho... Me levantei para ir ao banheiro, quando dei o primeiro passo não houve mais dúvidas, lavei o chão do quarto, uma quantidade expressiva de água escorreu pelas pernas molhando o paninho que usava de forrinho e pingando no chão... fui tomada por uma emoção incrível... no mesmo momento liguei pro meu esposo , era 23:10h e disse : -Amor a bolsa estourou!!! Ele ficou emocionado e perguntou quando, como ?! respondi, agora! E expliquei como foi aquele momento. Pedi que ele ligasse pra minha mãe e contasse a ela que era a bolsa realmente... Após desligar comecei a sentir contrações cada vez mais fortes, vinham de 5 em 5 minutos então resolvi caminhar pelo quarto , eu ouvi dizer que caminhar ajudava na dilatação , como a minha estava muito pouca , praticamente nada, e as dores estavam fortes, optei por tentar ajudar meu organismo foi quando uma enfermeira entrou no quarto , a mesma que disse que não era a bolsa, olhou pra mim e disse : Vá se deitar, pare de andar, se não ganhou até agora não ganha mais!!! Apagou a luz e me deixou no escuro... fiquei apavorada com o tratamento daquela senhora estúpida e por estar sozinha ali me senti frágil, senti vontade de chorar... mas logo pensei em Deus, me entreguei à Ele e foquei no meu objetivo... tentei deitar e logo as dores ficaram muito mais fortes... me retorcia deitada na cama a cada nova contração e a água não parava de escorrer... eu me agarrava ao travesseiro e controlava as contrações com minha respiração, ficava totalmente concentrada apenas na respiração pra evitar sentir a dor, respiração é tudo neste momento... se você consegue respirar corretamente a contração até fica menos dolorida... quando já estava por chamar alguém pois estava ali sozinha, mas sentia a presença de Deus comigo e orava a todo instante, entrou uma enfermeira que mais parecia um anjo, pessoa maravilhosa, gentil, querida, meiga... fez um carinho no meu rosto e se apresentou, olá Alexandra , sou a Josi, vou ficar com você um pouco... ela dá apoio as mamães no momento do parto... me acariciou e fez o toque pra ver como estava a dilatação , já eram 5 dedos... que felicidade eu fiquei, mas as dores só cresciam... então ela me disse com um sorriso lindo no rosto... Sua mãe está ai! Eu surpresa respondi : -Minha mãe?! Que emoção! Ela disse que deixaria minha mãe entrar um pouquinho pra me ver... minha mãe entrou e senti a presença dela atrás de mim, eu estava virada pra parede controlando as contrações... ela disse: oi princesa, pedi a ela só um momento... queria esperar passar a contração pra falar com ela... quando me virei e vi o rosto da minha mãe senti como Deus estava cuidando de mim realmente... nada foi combinado ou planejado e a maternidade não permite acompanhante no caso de super lotação como aconteceu naquele dia... outras mães também entraram pra ver suas filhas mas logo saíram... Pedi que minha mão ligasse pro Ronaldo pra avisar, queria que ele estivesse lá quando fosse a hora. Ligamos pro celular dele não atendia, liguei pra casa, nada, logo imaginei que estava dormindo (ele tem o sono muito pesado e cansado como estava) pedi que minha mãe ligasse pro meu sogro que foi até em casa acordar o Ronaldo , quando a Josi apareceu no quarto 5 minutos depois, minha mãe pegou a bolsa pra sair, ela olhou pra mim e disse : - Pode ficar mãe! Minha mãe ficou surpresa e eu também, agradeci com o olhar pois falar estava bem difícil... meu trabalho de parto foi todo em silêncio, eu só respirava... e quando falavam comigo durante uma contração eu pedia pra esperar, só com o olhar e um balbuciar dos lábios... Passados alguns instantes a Josi retornou, estava com 5 e ½ de dilatação... não havia evoluído muito bem desde a última vez... já era por volta das 2h da manhã... A Dra. Flavia foi embora e quem assumiu o plantão foi o Dr. V (o mesmo médico que me atendeu quando perdi meu bebê da primeira vez – tinha trauma dele, quando o vi pensei que era uma provação tremenda aquela situação, mas meu coração se encheu de paz quando senti o Espírito Santo falando que estava comigo e que tudo correria bem, em meio a toda aquela dor me acalmei e me lancei no Senhor, em confiar no seu amor e bondade para conosco) , em seguida o Dr. V veio para fazer o toque, foi extremamente dolorido pois tem que ser feito durante a contração, então devido a isso eu sentia dificuldade em controlar a respiração... Ele iniciou o toque com 5 dedos e ½ de dilatação e empurrou para forçar a abertura foi quando não agüentei e soltei um grito misturado com um gemido... ele só me olhou e disse : -Fecha a boca!!! A Josi querida, me olhou com olhar de quem implorava e me disse sussurrando, não grita Alexandra!,Não grita!!! Vamos lá... respirei bem fundo e novamente ele provocou a abertura, fiquei em silêncio total, era apenas um gemido baixo, ele conseguiu abrir até 8 e ½, foi doido demais, mas rápido, eu entendi o médico, ele precisava fazer aquilo , se eu gritasse e me apavorasse o trabalho de parto seria bem mais demorado podendo evoluir para uma cesárea, o que ele fez foi amenizar minha dor e meu desgaste, ele saiu da sala , já eram 9 dedos e era possível ver os cabelinhos do Heitor... Me pediram pra sentar na bola , pra ajudar o bebê a descer, visto que ele ainda estava alto, por incrível que pareça , meu útero é alto e não descia de jeito algum... fiquei rebolando na bola por uns 15 minutos, ou mais, nem sei parece uma eternidade e ao mesmo tempo parece rápido... enfim... cansei de ficar na bola, doía demais... então a Josi pediu que eu ficasse de cócoras na beirada da cama e quando viesse a contração fizesse força para baixo... fiquei ali por um bom tempo também... foi quando a Josi voltou pra me examinar e disse que estava bem próximo, logo seria eu... Não entendi muito bem o que quis dizer com logo seria eu, mas fiquei feliz com aquelas palavras... Eu já não tinha mais forças e ela percebeu o quanto eu estava cansada, esgotada, desgastada, nem abrir os olhos eu conseguia... ela veio e me disse que providenciaria pro final uma injeção que me aliviaria, a enfermeira que comentei no início que brigou comigo, apareceu não sei depois de quanto tempo e ficou penalizada quando me viu tão desgastada , o olhar dela já foi de uma pessoa mais amável... ela aplicou a injeção de buscopam que foi alivio imediato... eu conseguia até dormir entre as contrações , coisa que antes não estava conseguindo... Fiquei ali por um tempinho e passados alguns instantes a Josi retornou e disse chegou sua vez, era 6 horas da manhã, me segurou pela mão e me levou até a sala de parto...


Obs.: Minha mãe questionou se poderia chamar meu esposo para assistir, ela disse que não ... perguntei se minha mãe poderia assistir, também foi vetado isso devido ao fato de saberem que seria um parto delicado devido ao útero estar alto ainda...



O parto...

Nossa foi o caminho mais longo que percorri na vida... a cada contração, parava e me retorcia... chegando lá pediu que eu subisse em uma cadeira e colocasse as pernas pra cima bem abertas... Na sala estava Larissa e Dr. V, não sei com quantos dedos eu estava de dilatação mas quando a contração e eu fazia força apenas diziam que ele era muito cabeludo, Dr. V ficou encantado com os cabelos do Heitor...rs... Ele optou por não fazer a epistomia , acreditou que devido ao tamanho do Heitor haveria passagem pra ele devido ter um períneo bom... Foi a pior coisa que ele poderia fazer... logo explico o motivo... Iniciamos o parto, ele pedia pra eu fazer força enquanto subia em cima da minha barriga e empurrava o Heitor pra baixo... a Larissa gritava : Força mãe!!! A Josi ao meu lado fazendo carinho na minha cabeça dizia : Força Alexandra!!! Foi muito bom contar com aquelas palavras... fiz 3 forças e a Larissa gritou, nasceu mãe!!!! Quando olhei vi o Heitor até metade do corpo pra fora, então respirei aliviada,neste momento o meu utero fez sucção e sugou o Heitor de volta até o pescoço, o Dr. V pediu que eu fizesse força sozinha e foi ajudar a Larissa a retirar o Heitor , quando fiz a força ela puxou pelos braços e o Dr. V pelo abdômen retirando meu pequeno... devido a não ter epistomia a laceração no períneo foi total... aproximadamente 20 pontos... eu era contra a epistomia, depois dessa nunca mais... ela realmente é necessária! Tudo bem que nem toda mulher tem o útero alto como o meu , são raros os casos de sucção , mas é melhor prevenir do que remediar... enfim vamos falar do melhor da festa... ele tirou o Heitor do útero e colocou sobre mim, esperou o cordão parar de pulsar e cortou, neste momento o grito mais estridente e lindo que já ouvi em toda a minha vida, total emoção... fiquei totalmente em alfa, não conseguia pensar, raciocinar, parei no tempo, sinto como se tivesse caído do alto de um edifício em uma nuvem de algodão que me deixou anestesiada por instantes, eu sai totalmente da realidade... era meu filho nos meus braços... ele estava de costas pra mim em posição fetal ainda e eu o toquei com o maior cuidado, e disse... que lindooooo... o Dr. V disse... lindo?! Ele esta de costas, deixa eu virar ele pra você...rs... quando virou pra mim vi que era a cara do marido... idêntico , meu Deus... exatamente igual!!!! A enfermeira veio e levou meu pequeno para os procedimentos... eu estava exausta... fiquei aproximadamente 40 minutos recebendo os pontos depois me levaram ao encontro do meu filho que veio todo arrumadinho... lindo... minha mãe estava me aguardando e já havia feito fotos do pequeno e foi ela mesma quem o vestiu pela primeira vez... vi minha mãe, não lembro muito bem do que ocorreu só sei que a Josi a retirou pra que meu esposo pudesse entrar ...



O Encontro entre Pai e Filho

Llogo meu marido entrou com a cara de pai mais faceiro do mundo , ficamos emocionados... ele ficou estagnado olhando pro Heitor, os olhos cheios de lágrimas, depois choramos... O Heitor fez barulhinho de sucção com a boca e então o coloquei em meu seio para que pudesse sugar, o pai todo faceiro filmou, ele tentou mas não obteve muito êxito, meu seio tem o bico pra dentro o que complica a amamentação... O Ronaldo ficou comigo por aproximadamente 1 hora mas teve que me deixar devido eu ainda estar dentro do centro cirúrgico aguardando uma vaga em um quarto, neste caso só mulheres podem permanecer acompanhando... Nos despedimos, ele foi pra casa dormir afinal havia passado a noite em claro também... Minha mãe voltou pra me acompanhar, por volta das 8:30h a Roberta (enfermeira) veio me convidar a subir para o quarto que estava vago. Minha mãe me acompanhou e subi caminhando com o Heitor nos braços para o quinto andar. Ao chegar no quarto entrei em contato com meu esposo informando a ele que poderia voltar pra ficar comigo pois no quarto durante o dia a permanência do esposo é permitida. Combinamos então que ele iria dormir um pouco e ao 12:00 viria pra minha mãe poder ir descansar também e voltar a noite.

Continuo no próximo post.

4 comentários:

  1. Amiga, fiquei muito emocionado ao ler o seu post relatando o seu parto, meus olhos se encheram de lágrimas imaginando cada momento, lendo seus detalhes.
    Realmente foi um parto dificil, mas Deus como um pai sempre está ao nosso lado cuidando muito bem de nós e agora vcs estão ai juntinhos em casa se recuperando, curtindo o principe e dividindo conosco esse momento tão maravilhoso da vida de vcs.
    Agora o pior já passou, rsrsrsrsrs, daqui pra frente só coisas boas de mais, e conte com agente pra tudo, estamos aqui na torcida e oração sempre, bjus flor !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que equipe estúpida! Eu não sou do tipo que ouve calada não... Ainda mais se estiver sentindo dores... Você foi muito corajosa. Quanto a episio, não é para qualquer obstetra fazer um parto perfeito sem epsiotomia, a maioria desses médicos só conhecem o "parto frank", muito longe de ser parto natural humanizado.

    Parabéns pela coragem! Parabéns pelo Heitor, lindo, lindo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Alê, eu não poderia deixar de registrar aqui q concordo plenamente com a sua amiga acima ... a equipe realmente foi muito estúpida com vc, nada profissionais, e sem nenhum sentimento de maternidade, mas acredito q agora no conforto do seu lar, com sua familia e seu pequeno no colo vc supere tudo isso, bjus.........

    ResponderExcluir
  4. Ola Adorei o seu ralato, estou gravida e com um pouco de medo, mais o que li me deixou um pouco mais confiante.
    Parabens pelo seu bebe mt lindo

    ResponderExcluir

Comenta aí...