quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Amamentação...

Nossa... amamentar... filho isso era o que mais dava medo na mamãe, eu tinha mais receio da amamentação que do parto... pois é e existe uma série de coisas que acontece que ninguém nos conta, ninguém que digo, principalmente os médicos... a mamãe nunca foi orientada sobre coisas que só após acontecerem ficamos sabendo que poderia ter sido evitado.

Quando a mamãe começou a te amamentar o bico do seio era meio pra dentro e você não conseguia pegar, o seio direito que tinha o bico um pouco mais definido era o seu preferido... a mamãe foi preparando o bico e você acabou pegando e gostando muito... Estava tudo bem e você começou a não mamar o seio completamente, dormia no meio da mamada a mamãe ingênua achava que não tinha problema, e quando você acordava eu te oferecia o outro seio... pois bem... no sábado saimos com o papai pra comprar roupas pra ele (seu pai não sai se a mamãe quando o assunto é escolher roupa)... demoramos aproximadamente umas 2 ou 3 horas pois seu pai estava muito indeciso , enquanto isso você sentiu vontade de mamar então mamãe deixou seu pai dentro de uma loja escolhendo as roupas dele e foi amamentar você em um banquinho em frente a loja, estava uma noite quente porém com um ventro fresco e a mamãe estava com uma roupa bem a vontade também, blusa de alcinha e calça saruel e sentiu o vento fresquinho nas costas mas não deu muita importancia, afinal precisava ajudar seu pai... voltamos pra casa, (você estava muito bem agasalhado tá) fomos dormir e no meio da madrugada a mamãe acordou com dores fortissimas no seio direito (o que você mais gosta) coloquei você pra mamar meio tonta de sono, você mamou mas a dor era insuportável... quando terminou a mamãe acordou seu pai , te entreguei pra ele chorando e pedi que cuidasse de você porque eu precisava ir pro banho tentar passar o pente pra ver se aliviava... não adiantou muito, aliviou rapidamente porém em seguida o seio estava enorme, vermelho e doendo muito... comecei a sentir calafrios e fui tirar a temperatura, estava com 38.7 de febre... estava molhada de suor e com muito frio enquanto seu pai não aguentava o calor... liguei pra vovó chorando , pedindo ajuda, ela pediu que eu massageasse o seio , acreditava ser leite empedrado... fiz tudo que me orientaram, mas ainda permanece, tomei paracetamol para dor e febre, alivia temporariamente... tenho amamentado você sempre neste mesmo seio porém não resolve muito... pesquisando encontrei que os sintomas são semelhantes a mastite, infecção do seio que precisa ser tratada... amanhã temos consulta vou falar com seu pediatra e pedir que preescreva algo pra que eu possa fazer com o objetivo de sarar dessas dores horríveis que tenho sentido.

Informações sobre mastite :
A mastite é uma inflamação da mama que às vezes pode se transformar (bem rápido) em infecção bacteriana. Você pode se sentir como se tivesse pego uma forte gripe -- e bem na hora em que precisa de mais energia. Os seios podem apresentar áreas vermelhas, sensíveis e quentes, que ficam inchadas. É o chamado "leite empedrado" -- na verdade, um ducto mamário entupido. Como o leite não consegue passar, ele se acumula e causa inflamação e inchaço no local.

Entre os sinais da mastite estão calafrios, febre acima de 38,5 graus Celsius e cansaço generalizado. Na maioria dos casos, esses sintomas não se devem a uma infecção por bactérias, e sim pela entrada do leite nos vasinhos sanguíneos dos seus seios, fazendo com que seu corpo trate a substância como uma "proteína estranha", que precisa ser combatida.

Se você medir a temperatura e o termômetro mostrar febre, confirme a medição com o termômetro na boca. Às vezes a região da axila fica quente por causa de uma elevação da temperatura na região do seio.

Os casos de mastite não são raros: afetam cerca de 10 por cento das mulheres que amamentam -- e até aquelas que decidiram não amamentar. A mastite pode aparecer mais de uma vez na mesma mulher, mas é improvável que aconteça nas duas mamas ao mesmo tempo (se é que isso serve de consolo).
Beijinhos amor, mamãe te ama e não importa meu sofrimento o que me importa é te ver bem alimentado,  mas claro , mamãe vai falar com o médico pra sarar logo...

2 comentários:

  1. Oi Alê...
    Que postagem maravilhosa, eu não sabia disso não, serviu para aprender mais.
    Infelizmente eu quase não consegui amamentar o teteu, mas acho lindo o q vc faz pelo Heitor aproveita sim, mas se cuida amiga, porque vc tb precisa estar muito bem tá.
    bjus, fica com Deus.
    Amamos vcs !!!

    ResponderExcluir
  2. ola querida!olha como sou mãe e ja passei por isso sei bem como é,na verdade certas coisas so descobrimos quando passamos por ela...
    eu fazia massagem no banho com agua morna,o q ajudava muito mas se for mastite so com medicação mesmo... tive muito leite e sempre tava com os seios empedrados ai fazia compressa de agua quente e muita massagem para o leite sair,isso sempre acontecia no direito q era o q ele mais mamava e eu sem saber não liguei muito e amamentava sempre com o que tinha mais leite,um grande erro,no fim o outro quase secou enquanto o direito era gigante,fiquei com um seio maior q o outro,então amamente sempre com os dois,se ele mamou no direito e dormiu quando ele acordar vc da o esquerdo,essas coisas os medicos n falam e a gente sofre sem ter noção de nada.
    bjos e boa sorte

    ResponderExcluir

Comenta aí...