quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Contrações de treinamento (ou de Braxton-Hicks) 26 Semanas...




Nossa... essa noite foi A NOITE!!! Acordei por volta das 4:00h da manhã incomodada com minha posição , não encontrava um lado para dormir, tudo me incomodava... Quando deu 6hrs acordei totalmente, é como se entrasse em estado de alerta e fui ao banheiro... fiz xixi e a bendita colica veio... deitei na cama, uma colica menstrual forte que dá a sensação que estou tendo leves cãibras nas costas e no pé da barriga, derrepente vão embora... tomei um buscopan e fiquei na cama até 7:20 quando não aguentei mais e me levantei para um banho quente e pra tomar um café quente, logo que tomei o café a dor foi aliviando... vim trabalhar, no meio da manhã por volta das 10hrs a dor foi voltando... estou assim, o Heitor pula e sacode fazendo festa na barriga da mamãe... pesquisei na internet e encontrei algo sobre as contrações de treinamento que ocorrem a partir da 26ª semana... já as estou sentindo, e as matérias que dizem que são indolores não são tão verdadeiras, afinal não existe colica menstrual sem dor kkkk...

Segue as matérias que encontrei e um vídeo da Discovery fantástico sobre a 26ª semana... como a mãe mais emocionada do mundo... eu tive que chorar assistindo e o Heitor deu vários pulos... ele fica todo faceiro...rs...

O VÍDEO
http://www.youtube.com/watch?v=JpA4bxzn22I&feature=player_embedded

Beijos enormes meninas e se não passar o Hospital que me aguarde, porque vou até lá ver o que está acontecendo...


Você está completando 26 semanas de gravidez e logo estará indo para o seu terceiro trimestre de gestação. Dá para acreditar? Alguns meses atrás você estava com a sua barriga totalmente normal e agora está praticamente do tamanho de uma bola de futebol. Realmente, isto é algo extraordinário e sem explicação, mas sem dúvida é uma das sensações mais realizadoras que uma mulher pode vivênciar. A sensação de ser mãe.

Esta semana será uma semana bastante agitada, começando pelas atividades do seu bebê. Ele fará muito mais movimentos do que nas semanas anteriores. Além disso, outros afazeres como por exemplo ir às compras, devem estar ocupando bastante do seu tempo e deixando você um pouco cansada.

Além de uma semana agitada, também será uma semana cheia de novidades para você a para o seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê
Durante esta semana o seu bebê continua a se desenvolver rapidamente. Neste momento ele pode estar medindo 24 cm de comprimento e pesando algo em torno de 910 gramas. Logo ele estará completando 1kg.

Durante este período o seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo. No entanto, ele está dando duro se preparando para a vida fora do útero.

As suas unhas, sobrancelhas e os cílios estão crescendo cada vez mais, e esse processo de crescimento se estenderá durante a vida toda.

A pele do seu bebê, que alguns meses atrás era translúcida a ponto de ser possível enxerga através de sua pele, está se tornando enrugada e ganhando uma coloração rosada. Além disso, o seu bebê continua a desenvolver uma camada gordurosa em volta de seu corpo que irá protegê-lo durante o parto.

Os pulmões continuam a amadurecer com o desenvolvimento de sacos aéreos e também começam a produzir uma substância chamada surfactante. Essa substância ajudará o seu bebê a respirar fora do útero. Por falar em respiração, o seu bebê começará a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico durante este período.

Alguns dos reflexos que o seu bebê desenvolve durante este período é o reflexo de sucção de lábio, uma vez que começa a chupar os seus pequenos dedinhos. O reflexo surpresa também será desenvolvido, uma vez que o seu bebê começará a reagir aos barulhos externos, assim como se estivesse tomando um susto. No entanto, com o atual conforto da vida humana esse instinto não é tão necessário como foi para os nossos antepassados.

Chances de sobreviver: A cada dia que se passa, as chances de sobrevivência do seu bebê caso ele nasça, aumentam cada vez mais. Caso ele nasça neste período ele terá de 70 a 80 por cento de chance de sobreviver.

No vídeo abaixo você poderá conferir em detalhes outras novidades que acontecerão durante esta semana. Confira:
Alterações no seu corpo
Durante esta semana você pode sentir desconforto devido à indigestões ou azias, o que de fato é comum nesta fase. A razão para isto acontecer é que durante a gravidez, a progesterona retarda o esvaziamento do estômago, com o objetivo de permitir que o bebê absorva mais nutrientes. Além disso, o seu útero em expansão também pode colocará pressão extra sobre seus intestinos, causando azia e indigestão.

Você pode estar encontrando dificuldades para dormir. Encontrar uma posição confortável para dormir pode estar sendo um missão impossível. Todo o tempo gasto indo da cama para a cozinha e da cozinha para o banheiro devem estar atrapalhando as suas noites de sono. Para evitar esse tipo de incomodação, procure certificar-se antes de dormir de satisfazer todas as suas necessidades, e ao se deitar esteja sempre acompanhada de uma almofada confortável.

Os seus hormônios continuam a mudar à medida que você se aproxima do final do segundo trimestre. Devido isso acontecer, as dores de cabeça podem vir a se tornarem mais freqüentes. Por isso, peça ao seu médico com antecedência, um remédio para dor de cabeça que não tenha contra-indicações para gestante, pois caso elas venham a ocorrer você tenha que a agüentar as dores.

Você também pode começar a sentir as contrações de Braxton Hicks regularmente. Essas contrações são indolores, mas a sensação é igual a cólica menstruação, e ocorrem em intervalos irregulares. As contrações de Braxton Hicks são uma maneira de preparar o seu útero para o trabalho de parto.

Grávida de gêmeos: Se você está grávida de gêmeos provavelmente terá mais contrações de Braxton Hicks que mulheres que estão grávidas de apenas um bebê.

O que são as tais contrações falsas, de treinamento ou de Braxton-Hicks?

Lá pela metade de sua gravidez, às vezes até antes, você pode notar que os músculos do seu útero deixam sua barriga dura, o que dura de 30 a 60 segundos. Nem todas as mulheres sentem essas contrações, que surgem aleatoriamente e costumam ser indolores.

Elas recebem o nome de contrações de treinamento, contrações "falsas" ou contrações de Braxton-Hicks, em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, que as descreveu pela primeira vez em 1872.

Os especialistas acreditam que elas sejam uma espécie de treino do corpo para o trabalho de parto, e que colaborem para o processo de "apagamento" do colo do útero (que vai ficando mais fino) e para a dilatação.


Como vou saber a diferença entre as contrações de treinamento e as contrações de verdade?

A maioria das grávidas de primeira viagem faz essa pergunta, e a resposta mais adequada, a que recebem dos médicos e de quem já passou por isso, chega a dar raiva: "Você vai saber quando for trabalho de parto de verdade". Mas eles estão certos. As contrações verdadeiras são bem mais longas, além de mais regulares, mais frequentes e mais doídas que as de treinamento.

A dor do parto também vai aumentando em frequência, duração e intensidade com o tempo, enquanto as "falsas contrações" são imprevisíveis, e não chegam a pegar ritmo. Ou seja: o ritmo é o mais importante, preste atenção nele.


E se as contrações de Braxton Hicks começarem a doer?

À medida que sua gravidez avança, esse tipo de contração pode ficar mais intensa, e é possível que doa. Quando elas começarem a ficar mais fortes e frequentes, você pode até achar que o trabalho de parto começou para valer, mas o tempo passa e elas continuam irregulares em termos de intensidade, frequência e duração -- e podem até desaparecer completamente, levando você à loucura.

São os chamados alarmes falsos. Se você sentir que suas contrações estão diminuindo ou se espaçando, provavelmente elas não passaram de contrações de Braxton Hicks (ou falso trabalho de parto).

Uma sugestão é usar as contrações de treinamento para praticar técnicas de respiração que vão ajudá-la no parto vaginal.


O que eu devo fazer se elas ficarem doloridas?

Muitas mulheres acabam notando que as contrações vêm com mais frequência quando elas fazem alguma atividade física, mesmo que seja tirar as compras do carro. Outras percebem que a bexiga cheia demais deflagra contrações de treinamento.

Se você se sentir desconfortável, faça xixi, em primeiro lugar, e depois ou se deite ou dê uma caminhada, o que funcionar melhor para você. Um banho morno às vezes também é benéfico.

Tomar um copo d'água pode ajudar a reduzir a frequência das contrações de Braxton Hicks, pois especialistas acreditam que elas podem ser incentivadas pela desidratação. Em geral, a falta de líquido torna seu útero mais sensível e irritável -- outro bom motivo para beber muito líquido durante a gravidez.


Quando devo ligar para o médico?

Telefone para o médico ou procure orientações se suas contrações forem acompanhadas de secreção vaginal parecida com água ou com sangue.

Se você não tiver completado 37 semanas, procure o médico se as contrações forem acompanhadas de dores na parte baixa das costas, se você sentir mais de três contrações em uma hora ou se elas estiverem acontecendo em intervalos regulares -- são sinais de trabalho de parto prematuro.

Se você já está com mais de 37 semanas, só precisa ligar para o médico quando suas contrações durarem cerca de 60 segundos cada uma e acontecerem a um intervalo de cinco em cinco minutos -- exceto se você tiver um histórico de parto rápido ou se morar muito longe do hospital. Nesses casos, é melhor procurar orientação se as contrações estiverem regulares, independentemente do intervalo.

4 comentários:

  1. Nossa! Todos os relatos que ouço sobre essa contração é que são indolores eu falaria com minha GO caso repita mais vezes com dores.

    Beijossssss em vc e no Heitor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê, olha eu mais uma vez aqui amiga.
    Adorei a sua postagem e como já disse no blog da Lívia tem materias que vcs novas mamães postam que servem muito para nós que ja passamos por isso sabia.
    Porque eu passei por isso sim, não sei se vc se lembra, mas eu mostrava a minha barriga dura para as colegas de trabalho e sentia muito esses tais contrações, até que fui no dr. Paulo, ele me disse para não abusar muito em pegar peso e fazer esforços, me passou o buscopan tb para aliviar e ingerir muitos liquidos, mas no finalzinho tomei outros medicamentos, porque o teteu com essas tais contrações falsas queria nascer de verdade e estava fora do peso, então tive q segura-lo mais um pouco dentro de mim, rsrsrsrs.
    Acho q vc se lembra disso, mas fica aqui minha experiência tb.
    Nada melhor do que uma mamãe super antenada na net como vc, pesquisar, aprender cada dia mais é a melhor coisa.
    Muita saude e felicidade para vc e sua linda familia.
    bjus.............

    ResponderExcluir
  3. o lar meninas to com 24 semanas esperando uma menina tenho sentido essas dores com mais frequência começando pelas costas ate a barriga imagino se vou aguentar ate os nove

    ResponderExcluir
  4. Estou com 26 semanas e estou com estas colicas terríveis também e logo me afeta o estomago junto me da diarréia devido as dores ...

    ResponderExcluir

Comenta aí...