quinta-feira, 1 de abril de 2010

Progesterona... Treinantes e Gravidinhas (início)


Curiosidade... As vezes acredito que se informando pela internet acabamos sendo mais competentes que muitos ginecologistas... isso é revoltante!

Durante esse ciclo menstrual percebi alguns coágulos de sangue, coágulos tais que não tinha desde a adolescência, resolvi pesquisar a respeito e descobri que a presença de coágulos maiores que uma unha na menstruação podem significar baixo indice de progesterona, ora , então fui pesquisar mais a respeito do progesterona, e descobri que é o hormonio responsável pela manutenção da gravidez, descobri também que mulheres estereis ou mulheres que sofrem aborto tem falta deste hormonio no organismo, a partir deste preceito, imagino, que o primeiro exame que deveria ser pedido no início da gravidez seria um de níveis de hormonio, pois na ausência ou deficiência deste hormonio o endometrio descamará podendo causar um aborto... O que mais me indignou é quem nenhum dos ilustres médicos que consultei me pediu tal exame, e mesmo após a curetagem , ter ido ao ginecologista, nenhum deles sequer comentou comigo a respeito. Pelo que vejo , terei eu mesma que traçar as rotas de exames que terei que fazer para me certificar se tudo está bem e levar para um SUPOSTO PROFISSIONAL DA ÁREA GINECOLOGICA assinar. Nos tratam como produtos, não como pessoas... Não respeitam nossos sentimentos...

Funções
Estimula as células do endométrio a se proliferarem e garante com que o embrião se fixe no cório para a formação da placenta. Também é o hormônio responsável pela continuidade da gravidez pois evita a descamação do endométrio, que ocasionaria um aborto.

Segue a materia que encontrei no Wikipédia sobre progesterona.

Progesterona é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez.

A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto da mulher, físico e emocional. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir a progesterona. Ela é que prepara a mulher para a amamentação e o aleitamento. Veja que, na verdade, o ciclo menstrual prepara a mulher para a gravidez todos os meses.

A progesterona age em todo o corpo físico e emocional da mulher preparando-a para a gravidez. Muitas mulheres tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior conseqüência é a amenorréia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.

Um comentário:

  1. Amiga aindaaaa bem que a gente não se contenta com pouco e vai investigar mais sobre o assunto. Realmente hoje em dia você tem que ir ao médico e após sair dele, fazer uma pesquisa a fundo para saber se é mesmo por ai o caminho.
    Que loucura!!!
    A dúvida que me surgiu a respeito desse assunto, é como fazemos para aumentar o nível de progesterona?

    ResponderExcluir

Comenta aí...