quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fotos - Como registrar os melhores momentos.


Eu amo fotografar... vi essa matéria e achei muito interessante pras mamães... Beijinhos a todas...

Veja como seu bebê pode ficar mais lindo em fotos na sua própria casa
Fotógrafa dá dicas para quem quer montar um book sem gastar muito.

Tássia Thum Cruz
Da TV Globo, no Rio

No último domingo (9), o Fantástico mostrou que são cada vez mais comuns sessões de fotos de mães e bebês. Luz, câmera e paciência, além de outros truques, são fundamentais para garantir as poses do seu filho no melhor estilo pop star. A fotógrafa Rachel Guedes clica gerações de famílias há 20 anos e revela algumas dicas para você eternizar os melhores momentos dos seus pimpolhos.

Confira também uma lista de programas na internet para retocar imagens

Veja também: Especialista dá dicas no Canal F para retocar fotos digitais

O primeiro passo, segundo Rachel, é conhecer bem a câmera fotográfica. O ideal é que se leia o manual de instruções para ficar por dentro de todos os recursos que o equipamento pode oferecer. As crianças sempre surpreendem com alguma novidade, seja um bocejo, uma risada gostosa ou uma dança divertida, então para não perder o momento paparazzi, é importante ter a câmera em mãos e com a bateria carregada.

Lençóis coloridos, ursinhos de pelúcia e outros brinquedos criam um ambiente diferente e favorecem a adaptação da criança à sessão de fotos. Com esses recursos você pode transformar a sua casa em um cenário parecido com o de um estúdio.

A luz é um dos elementos mais importantes da foto. A fotógrafa ensina que a claridade natural ou de luminárias e até mesmo do abajur do quarto podem contribuir para o melhor resultado da imagem. No entanto, é preciso ter cuidado com o flash, que em muitas vezes torna-se inimigo do bebê.

"É preciso ter sensibilidade e saber usar a câmera com a luz natural. Você também pode trabalhar com a luz do abajur para aliviar o amarelado, ou simplesmente abrir a cortina, para ter a luz do dia. Não só os dias ensolarados são bons para uma boa foto, o tempo nublado também é legal para os cliques. Agora atenção para o flash. Essa luz pode incomodar, não é legal disparar excessivamente, principalmente se o bebê estiver dormindo ou mamando", explica Rachel.

Bebês sempre são fofinhos, mas se tiverem com uma touca de bolinhas, um chapéu do time de coração dos pais ou um laço cor de rosa ficam mais divertidos. Para fazer a sessão de fotos, não é preciso gastar fortunas com roupas novas, basta usar a criatividade.

Alguns nenéns, principalmente os de poucos meses de idade, choram, esperneiam e se sentem incomodados com a câmera. Nesses casos, para acalmar o bebê, a mamãe pode fazer massagens como a shantala ou colocar uma música que o filho goste.

E para finalizar, e deixar as suas fotos com qualidade de profissionais, é recomendável o uso de alguns programas que podem alterar a cor das imagens para tons como preto e branco, criar desenhos e outros artifícios. Na internet há alguns desses softwares gratuitos.

Veja o passo a passo para garantir as melhores poses do seu filho

1) Conheça bem sua máquina fotográfica. Leia o manual e teste antes todas as funções da câmera.
2) Tenha a câmera em mãos e com a bateria sempre carregada.
3) Use lençóis coloridos, bichinhos de pelúcia e os brinquedos favoritos do seu filho para criar um cenário divertido para as fotos.
4) Observe sempre a luz. Luminárias e até a luz do abajur podem ajudar e melhorar a iluminação. Tenha cuidado com o flash. A luz do dispositivo pode incomodar os bebês.
5) Vista seu filho com acessórios engraçadinhos como fitas, chapéu de times de futebol e mantas de bolinhas, por exemplo.
6) Se a criança estiver inquieta ou chorando, faça massagens ou então coloque o desenho animado preferido dele.
7) Para criar efeitos e tons diferentes nas fotos use programas para alterar cor e corrigir imperfeições. Na internet, você encontra alguns softwares gratuitos.


Fonte : http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1592345-15605,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí...