quarta-feira, 12 de maio de 2010

Continuação da materia sobre fotos

Confira os programas na internet para retocar imagens
Canal F pesquisou na internet alguns programas que dao aquela melhorada na foto.

Foto Flexer - http://www.fotoflexer.com




Software muito simples de usar, com uma grande quantidade de ferramentas para enfeitar a foto (parecidos com colagem de adesivos, pintar com caneta, etc). Único entre os analisados que usa a tecnologia java ao invés de Flash, o que torna o site mais leve para carregar em conexões lentas.

Diferencial: Muito rápido de carregar e fácil de usar. Tem ferramentas que criam pequenas animações nas fotos, como corações e estrelas coloridas.
Cuidado: Ferramentas para cobrir espinhas e marcas de expressão deixam o rosto muito artificial.
Para os mais avançados: O programa, mesmo sendo online, permite a utilização de múltiplas camadas, o que possibilita a criação de montagens com transparência e sobreposições.
Indicado para: Usuários com conexões mais lentas.



Aviary Phoenix - http://www.aviary.com/


Parte de um conjunto de quatro programas (Phoenix, Raven, Toucan e Peacock), que, juntos, permitem editar praticamente qualquer aspecto da foto. Possibilita o uso de camadas e a edição de partes específicas da foto (ótima para tirar imperfeições da imagem).
Diferencial: Bem completo e totalmente online. Tem também um tutorial em vídeo no site que mostra as funções do editor a partir de exemplos, o que facilita o aprendizado para quem não conhece edição.
Cuidado: Um dos mais complexos da lista, exige algum conhecimento prévio em edição de imagens, mesmo com o tutorial. Vídeos estão em inglês.
Para os mais avançados: O Phoenix sozinho não passa de um Photoshop com menos recursos e um menu mais confuso, mas resolve os problemas para quem está longe do computador e precisa de uma ferramenta de edição rápida. Juntamente com os outros três programas do site (também online e com tutoriais), porém, é possível editar cores, inserir efeitos especiais, ou mesmo criar imagens vetorizadas.
Indicado para: Quem está mais interessado em criar imagens do que editá-las.

Pixlr - http://www.pixlr.com/


Ferramenta online muito parecida com o Photoshop, mas com algumas ferramentas voltadas para usuários com menos conhecimentos em edição, como redução de olhos vermelhos. Para quem já usa o Photoshop, o salto para essa ferramenta é muito intuitivo.
Diferencial: De longe o mais completo dos analisados (pelo menos em termos de edição). Permite edição de camadas, recortes de formatos abstratos, transparências, redimensionamento, além de vários efeitos. Além disso, tem versão em português.
Cuidado: O mais completo é também o mais complexo e, portanto, não é recomendado para quem quiser apenas retocar fotos de férias.
Para os mais avançados: Não é um Photoshop, mas chega razoavelmente perto. Quem tiver familiaridade com o programa vai ter muita facilidade para editar imagens no Pixlr. Útil tanto para retoques quanto para edições mais pesadas.
Indicado para: Quem já conhece bem softwares de edição de imagens.



Picnik - http://www.picnik.com/


Site que oferece várias ferramentas, com versões básica e avançada - a avançada tem mais ferramentas, mas é um pouco mais difícil de usar. Além de disponibilizar uma ampla gama de ferramentas de retoque (contraste, luz, brilho, saturação, etc.), tem o maior número de efeitos especiais para dar um "upgrade" nas imagens. A qualidade da edição é boa.
Diferencial: Melhores efeitos especiais de todos, com resultados muito bons; tem um design intuitivo e a opção de escolher entre edição básica e avançada faz com que tanto iniciantes quanto pessoas mais avançadas possam usar o programa. Possui versão em português.
Cuidado: Algumas das ferramentas de efeitos especiais mais avançadas são pagas (US$ 24,95 por ano pelo Premium). A ferramenta de autocorreção às vezes dá alguns resultados esquisitos.
Para os mais avançados: Não muito. Quase todas as ferramentas podem ser usadas por iniciantes com muita facilidade, mas alguns dos efeitos são interessantes mesmo para usuários avançados.
Indicado para: Usuários que queiram dar efeitos diferentes na imagem.

Photoshop Express - http://www.photoshop.com/express


Site criado pela mesma empresa que criou o software Photoshop. De todos os programas analisados, é o que tem as ferramentas de edição mais intuitivas e os melhores resultados nos retoques de imagem. O software "traduz" as ferramentas tradicionais em categorias mais intuitivas, como iluminação, controle de branco, etc. Em vez de pedir comandos em níveis arbitrários, oferece sete opções de edição pré-programadas. Também tem uma opção de ajuste automático, controle de olhos vermelhos e o "Touchup", que serve para tirar pequenas imperfeições na foto (costuma ficar bom).
Diferencial: Um dos mais simples de usar, dá alguns dos melhores resultados; também oferece 2GB de armazenamento para fotos gratuitamente e possibilidade de compartilhar os resultados pela rede.
Cuidado: Embora seja gratuito, exige cadastro online e não permite a edição de partes da imagem separadamente (é uma ferramenta voltada para retoques, não para edições mais pesadas).
Para os mais avançados: Não muito. É uma ferramenta claramente voltada para dar retoques leves em iluminação e balanço de cores, não para edições muito radicais. Quem quiser pode criar álbuns particulares e galerias para divulgar suas próprias fotos, a partir de um endereço personalizado pelo site (ex: www.fantastico.photoshop.com).
Indicado para: Usuários sem experiência e interessados apenas em corrigir e retocar suas fotos. Bom também para fotógrafos que queiram expor suas criações pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí...