segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fonte: Revista Pais & Filhos

Oito ou oitenta


MEDO, INSEGURANÇA, TRISTEZA E FRUSTRAÇÃO SÃO SENTIMENTOS COMUNS NA GRAVIDEZ. MAS POUCA GENTE FALA...Mesmo quando é programado, o nascimento de um primeiro filho pode gerar sentimentos ambivalentes na mulher. É uma fase de alegrias, claro, mas também de insegurança. Como se não bastassem todas as novidades, a mulher tem de lidar com sua nova identidade: tudo o que ela sempre foi mais sua nova função, a de mãe. Pode ser também uma fase de frustrações. Sim, frustração, por que não? Afinal, foram nove meses de idealizações: do momento do parto, da amamentação, do rostinho do filho e de como você se sairia como mãe.



Até que seu filho nasce, o real, e não o imaginário. E nem sempre as coisas saem como você pensou: ele pode ser moreno (e você queria loiro), mais parecido com o pai (e você anda meio irritada com ele), muito chorão ou não mama direito. Além disso, você tem de lidar com lidar com a transformação de você-filha em você-mãe, sem que tenha ainda segurança para assumir o novo papel. E tem de lidar também com esse terceiro elemento que surge entre você e seu companheiro, que muda as coisas, sim. Não significa que vá mudar pra pior, mas muda. Você também pode estar se sentindo cansada disso tudo, querendo seu corpo de volta, mas nem pensa em assumir sentimentos como esses por achar que são uma maluquice e só você se sente assim.



Bem, saiba que você não é a única. Não é à toa que 80% das mulheres que dão à luz sofrem de BabyBlues (ou Tristeza materna, estado de humor depressivo que costuma aparecer a partir da primeira semana depois do parto) ou de depressão-pós-parto, que acomete de 10 a 20% delas. O grande problema é que apesar de ser recorrente, as mulheres não compartilham o que sentem com outras pessoas, o que só piora a situação.



Participar de encontros de mães, por exemplo, pode ser uma ajuda e tanto. Sabe esses que o próprio hospital que você vai dar à luz costuma organizar? Procure se informar. Mesmo que o tema do encontro seja "dar banho em recém-nascido", o bate-papo que rola entre as grávidas pode surtir efeito positivo nesse mar de sentimentos. Lá, você vai ver que outras pessoas sentem o que você está sentindo. Outra ideia é participar de grupos de discussão que rolam na internet, principalmente em sites especializados. Aqui na Pais e Filhos temos o nosso Fórum, onde um grupo de mães se formaram e conversam todos os dias. A ideia, então, é falar: com outras mães, com seu parceiro, com seus amigos, com seus pais, falar pra você mesma. Desmistificar essa coisa de maternidade perfeita e se sentir melhor para exercer a nova função e para assumir que ser mãe é maravilhoso, mas pode ser difícil, sim. Tudo bem. Não há problema nisso.

Pois é... me sinto assim as vezes... me pego cheia de expectativas, sinto medo de me frustrar, além de que ando em uma sensibilidade enorme, tudo me dá vontade de chorar... é uma explosão de sentimentos... felicidade (muitaaaa), medo, ansiedade, insegurança e mais um monte de sentimentos que não sei explicar...


Tenho me sentido uma menina , quero colo da minha mãe, sinto vontade de me esconder... e ao mesmo tempo me sinto uma mulher corajosa... cheia de garra... pronta para enfrentar tudo o que vier só pra ter meu Heitor nos meus braços...


Ai amigas... como é estranho tantas sensações dentro de nós ao mesmo tempo... chego a ficar confusa... justo agora... tão proximo do final... eu estava tão segura até agora... mas confesso , ontem antes de dormir, após o chá de bebê me dei conta que o Heitor vai nascer... dentro de dias, ou horas... não sei deixarei de tê-lo dentro de mim (amoooo senti-lo) , eu e meu esposo deixaremos de ser 2 seres únicos dentro de nossa casa... seremos três... o novo morador virá cheio de manias que não conheço... é como se fossemos receber um convidado em nossas casas que amamos muitoooo mas não conhecemos seus gostos e não sabemos como agradar e tudo que mais queremos é agradar... é um objetivo de vida, se dar e dar o melhor...


Falei pro meu esposo hoje enquanto nos dirigiamos pro trabalho... "Meu Deus amor... ontem a noite me dei conta que dentro de dias eu vou sair de casa, da minha zona de conforto pra uma zona totalmente desconhecida... vou sair da minha cama quentinha acolhedora para um hospital... onde vou dar a luz, deixar de ser filha para ser mãe também, deixar de ser apenas esposa... quando voltar pra casa , minha casa , meu cantinho não será mais o mesmo... haverá uma mudança totalmente radical... além de que terei que dormir dois dias talvez no hospital... ficar longe... realmente o parto não é só físico é também emocional... não muda apenas o fato de ter mais alguém, muda em todos os sentidos... eu estou abandonando essa Alexandra pra me tornar uma nova... eu serei outra pessoa dentro de dias... ai isso me dá um medo... mas ao mesmo tempo uma vontade imensa de que essa mutação aconteça o quanto antes... Quero sair do casulo, quero virar borboleta... quero voar nas asas da maternidade e levar em meus braços meu filho para o mundo mais lindo que eu possa dar à ele... o amoooo demais... é minha vida... mesmo que desconhecida é tudo que sonhei...


esse é um desabafo de uma gestante quase a caminho da maternidade... (segundos, minutos, horas ou semanas para o parto)


Beijossss...

Um comentário:

  1. Oi amiga ...
    Até chorei ao ler essa postagem, muito emocionante e verdadeira.
    Nós mamães, principalmente de primeira viagem, temos essa mistura de sentimentos e ocorre mesmo no finalzinho da gestação e logo após o nascimento do bebe.
    Infelizmente as mães não costumam conversar umas com as outras a respeito disso, o q seria muito bom pois assim teriamos exemplos, conselhos e não nos sentiriamos sós.
    Alê, lê novamente o blog da Lívia, se precisar conversar procure amigos de confiança sua e nunca se esconda, ou fique com medo do que sentir, saiba q todas nós passamos por isso, é complicado, mas vc verá que com todo esse amor q vc tem guardado dentro de vc será maravilhoso.
    O Heitor virá cheio de manias, gostos, mas aos poucos vcs irão agrada-lo com certeza, porque o bebe tb pega o jeitinho dos pais e da casa aos poucos.
    Vcs são 2 e serão 3 em breve, felizes, unidos, uma familia exemplar.
    Te amo muiiiiiiiiiiiiiito amiga.
    Fica com Deus...

    ResponderExcluir

Comenta aí...